Junte-se a nós e venha aprender mais com JESUS CRISTO !

Quero saber mais

RETRIBUIÇÃO BÍBLICA

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Irmão Borges
em julho 3, 2023

Quer aprender mais com JESUS CRISTO ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como cristãos, devemos buscar a retribuição de Deus, amando-o e obedecendo à sua palavra. Devemos também perdoar aqueles que nos ofendem e não procurar vingança. Em vez disso, devemos confiar em Deus para fazer justiça em seu tempo e em sua maneira.

RETRIBUIÇÃO BÍBLICA

Por que as retribuição bíblicas, não são uma contradição do chamado à misericórdia?

Então agora a questão é: Por que esses exemplos de retribuição bíblica não são uma contradição do chamado por misericórdia em Romanos 12 ?

Acho que há duas respostas. 

Uma é que todas as ilustrações envolvem a instituições, não apenas indivíduos. Eles tratam de como agimos como representantes de uma instituição ordenada por Deus, não apenas como pessoas singulares responsáveis ​​perante Deus. 

A outra resposta é que o motivo de mostrar justiça deve ser o mesmo que o motivo de mostrar misericórdia .

Deixe-me explicar um pouco mais essas duas respostas.

1. Estas cinco ilustrações abaixo, vêm de instituições ordenadas por Deus que exigem um fundamento de justiça humana.

Cada uma dessas cinco ilustrações vêm de instituições: família, educação, negócios, estado e igreja. 

Está claro na Bíblia que cada uma delas é uma instituição que Deus deseja que exista. Eles não são meramente criações humanas. Eles são ordenados por Deus para o bem da criação.

Aqui está a chave: em geral, a vida dessas instituições ordenadas por Deus exige um fundamento de justiça humana.

Ou seja, eles exigem que a forma normal de se relacionar na instituição seja em termos de justiça ,tratar as pessoas de acordo com o que elas merecem. Pode haver exceções misericordiosas.

Mas se tudo se tornar uma exceção à regra da justiça – a regra da justa recompensa ,então logo não haverá instituição. Ele entraria em colapso. 

A vida de uma instituição depende de expectativas cumpridas (fazer o trabalho, chegar a tempo, fabricar os bens, prestar o serviço, receber o pagamento, etc). Aqui e ali, uma expectativa não atendida pode ser perdoada. 

Mas se as expectativas fracassadas se tornarem a norma, a instituição entrará em colapso. Se Deus quer a instituição, quer a justiça que a torna possível. 

E Deus deseja essas instituições. Eles são uma revelação de sua própria maneira de se relacionar com o universo. A justiça deve ser mantida.

Então, quando atuamos como representantes ou partes integrantes de uma instituição, atuamos principalmente em termos de justiça. Isso se relaciona com a misericórdia de duas maneiras: uma é que tanto a misericórdia quanto à justiça revelam a verdade sobre Deus . 

Dentro da retribuição bíblica ,Ele é misericordioso e justo. E segundo, o fundamento da justiça nessas instituições cria o pano de fundo na terra para definir a misericórdia . Se não houvesse apenas expectativas, a misericórdia seria irreconhecível como indo além dessas expectativas.

2. Tanto a misericórdia quanto a justiça devem fluir dos mesmos motivos básicos,para que cada um receba sua contribuição bíblica.

A segunda resposta à pergunta por que esses padrões de justiça não são contraditórios ao apelo por misericórdia em Romanos 12 é que tanto a misericórdia quanto a justiça devem fluir dos mesmos motivos básicos. 

Nem atos de misericórdia nem atos de justiça devem fluir de um espírito de vingança medroso, insatisfeito, ganancioso, inseguro. 

Em vez disso, eles devem fluir de um coração que está profundamente seguro e contente em Deus, e um coração que se deleita em mostrar o caráter de Deus,tanto sua misericórdia quanto sua justiça , e um coração que se submete à autoridade de Deus. 

É a autoridade de Deus que nos chama a mostrar misericórdia como indivíduos, e é a autoridade de Deus que nos chama a mostrar justiça como parte de uma instituição. Em ambos os casos, nosso objetivo é fazer com que Deus pareça grande.

Resumo: Deus nos chama para sermos misericordiosos, defendermos a justiça e confiarmos em Cristo

Então aqui está a soma da questão.

Deus nos chama para sermos misericordiosos , retribuindo o bem com o mal e tratando nossos inimigos melhor do que eles merecem , e tudo isso para mostrar às pessoas como Deus é em sua misericórdia e como ele nos liberta da vingança, da ganância e do medo.

E Deus nos chama para defender a justiça como parte das instituições ordenadas por Deus às quais pertencemos , e tudo isso para mostrar às pessoas como Deus é em sua justiça e como ele nos liberta para fazer justiça sem um espírito malicioso.

E Deus nos chama acima de tudo a confiar em Cristo, porque sem seu poder transformador não podemos navegar nas ambiguidades de ser um indivíduo misericordioso e um membro justo de uma instituição. 

Estes se sobrepõem e se entrelaçam, e o caminho da sabedoria às vezes não é claro. Oh, como precisamos do poder transformador da mente ( Rm 12 : 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ) de Cristo.

E Deus nos chama a confiar em Cristo porque sem sua morte por nossos pecados, estaríamos sobrecarregados de culpa e paralisados ​​na vida por causa de todas as nossas falhas em amar como devemos.

Portanto, busque a justiça, busque a misericórdia e, acima de tudo, apegue-se a Cristo,Amem.

RETRIBUIÇÃO BÍBLICA

Analisando :

O tema da retribuição bíblica pode ser visto em toda a Bíblia, desde o Antigo até o Novo Testamento. Muitas vezes, a retribuição é vista como um castigo, uma punição pelo pecado, mas há muito mais a ser explorado neste tema.

A retribuição pode ser vista como uma bênção, uma manifestação da graça e da misericórdia de Deus. Neste artigo, vamos explorar o que a Bíblia ensina sobre a retribuição e como isso se aplica a nós hoje.

Desenvolvimento:

A retribuição na Bíblia é frequentemente vista como uma punição pelo pecado. No Antigo Testamento, a lei de Moisés estabelecia punições específicas para diferentes tipos de pecado.

Por exemplo, o adultério era punido com a morte (Levítico 20:10) e o roubo com restituição (Êxodo 22:1-4). No entanto, a retribuição bíblica também pode ser vista como uma bênção.

A Bíblia ensina que Deus retribui aqueles que o buscam (Provérbios 13:13), que ele recompensa aqueles que o amam (Hebreus 11:6) e que ele é um escudo para aqueles que andam na sua retidão (Provérbios 2:7).

A retribuição também é vista como uma manifestação da graça e da misericórdia de Deus. Embora mereçamos a punição por nossos pecados, Deus nos oferece a salvação por meio de seu filho Jesus Cristo.

Em Romanos 6:23, a Bíblia ensina que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Quando nos arrependemos de nossos pecados e colocamos nossa fé em Jesus, somos salvos da punição que merecemos e recebemos a retribuição da vida eterna.

RETRIBUIÇÃO BÍBLICA

Conclusão:

Em conclusão, a retribuição bíblica pode ser vista como tanto uma punição quanto uma bênção. Deus é um Deus justo que pune o pecado, mas ele também é um Deus de misericórdia e graça que oferece salvação através de Jesus Cristo.

Como cristãos, devemos buscar a retribuição de Deus, amando-o e obedecendo à sua palavra. Devemos também perdoar aqueles que nos ofendem e não procurar vingança.

Em vez disso, devemos confiar em Deus para fazer justiça em seu tempo e em sua maneira.

Se você está lendo este artigo e ainda não colocou sua fé em Jesus Cristo, convidamos você a fazê-lo hoje.

A Bíblia ensina que a única maneira de receber a vida eterna e evitar a punição pelos nossos pecados é através de Jesus. Se você já é um cristão, lembre-se de buscar a retribuição de Deus através de uma vida de obediência e amor a ele, e de perdoar aqueles que o ofendem.

Confie em Deus para fazer justiça em todas as situações e saiba que ele é um Deus que retribui aqueles que o buscam.

Quer aprender mais com Jesus Cristo,venha comigo…….

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Quer aprender mais com JESUS CRISTO ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade