Junte-se a nós e venha aprender mais com JESUS CRISTO !

Quero saber mais

É CERTO RETRIBUIR O MAL COM MAL ?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Irmão Borges
em junho 16, 2023

Quer aprender mais com JESUS CRISTO ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

"Quando alguém nos faz mal, nossa primeira reação pode ser querer revidar na mesma moeda. Mas será que isso é certo? Este artigo é um convite para refletir sobre a sabedoria de retribuir o mal com mais mal, e descobrir uma nova maneira de lidar com conflitos e injustiças

É CERTO RETRIBUIR O MAL COM MAL ?

Não importa onde você esteja em sua jornada de vida, este artigo irá ajudá-lo a repensar suas atitudes em relação à retribuição do mal com mais mal. Você se sentirá inspirado e motivado a encontrar novas maneiras de lidar com conflitos e a criar um mundo mais amoroso, compassivo e justo. Assista agora e descubra por que retribuir o mal com mais mal nunca é a resposta certa.”

Introdução:

A vingança é uma das emoções humanas mais primitivas, muitas vezes associada à justiça pessoal e à punição pelo mal sofrido. No entanto, como seres racionais, devemos questionar se é certo retribuir o mal com mal. Neste artigo, vamos explorar essa questão e refletir sobre as consequências de tal atitude.

Desenvolvimento:

Em primeiro lugar, devemos entender que retribuir o mal com mal é uma atitude reativa e impulsiva, que muitas vezes não considera as consequências a longo prazo. O desejo de vingança pode levar a um ciclo interminável de violência e retaliação, que pode prejudicar a todos os envolvidos.

Além disso, como cristãos, somos chamados a seguir um caminho diferente. Jesus nos ensinou que devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44). Isso não significa que devemos aceitar o mal ou permitir que outros nos prejudiquem, mas sim que devemos responder com amor e perdão.

Outro aspecto a ser considerado é a noção de justiça. A justiça pessoal pode parecer satisfatória em um primeiro momento, mas não é sustentável a longo prazo. É o Estado que tem o dever de garantir a justiça e punir os criminosos, não os indivíduos.

É CERTO RETRIBUIR O MAL COM MAL

Veremos em “Romanos 12 : 9 a 21 “

A prática do amor

9. O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apegue-se ao que é bom.

10. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.

11. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

12. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

13. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.

14. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.

15. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.

16. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

17. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

18. Façam todo o possível para viver em paz com todos.

19. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

20. Ao contrário:

“Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer;

Se tiver sede, dê-lhe de beber.

Fazendo isso, você amontoará brasas vivas

sobre a cabeça dele”.

21. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

O assunto  urgente que ainda não abordamos ao lidar com Romanos 12 é como o pedido à paz, paciência, amor e liberdade da vingança se relaciona com aqueles momentos e lugares da vida em que o castigo e a retribuição parecem corretos.

A mensagem transparente e igual aqui é que devemos amar nossos inimigos, e que esse amor envolve tratá-los melhor do que merecem, não retribuindo mal com mal.

Mas abençoando-os de coração e ajudando-os quando precisam de nós. Este ensinamento é o mesmo que Jesus ensinou quando disse, por exemplo (em Lucas 6:27-31 ),

Amar os inimigos

27. Mas eu digo a vocês que ouvem: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam,

28. abençoai os que vos amaldiçoam, orai pelos que vos maltratam. 

29. A quem te ferir na face, oferece também a outra, e a quem te tirar o manto também não retenhas a tua túnica. 

30. Dê a todo aquele que pedir de você, e de quem tirar seus bens não os peça de volta. 

31. E como você deseja que os outros façam com você, faça-o com eles.

É CERTO RETRIBUIR O MAL COM MAL

Duas razões fundamentais pelas quais devemos amar nossos inimigos

Há duas razões fundamentais  pelas quais os cristãos devem proceder dessa maneira. 

1 º Uma é que revela algo do modo como Deus é . 

Deus é misericordioso. “Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos” ( Mateus 5:45 ). 

“Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniqüidades” ( Salmo 103:10 ). 

“Sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-se uns aos outros, como Deus em Cristo vos perdoou” ( Efésios 4:32 ). 

Então, quando os cristãos vivem dessa maneira, mostramos algo de como Deus é.

2 º A segunda razão é que os corações dos cristãos estão satisfeitos com Deus 

E não são movidos pelo desejo de vingança ou auto-exaltação ou dinheiro ou segurança terrena . 

Deus se tornou nosso tesouro que nos satisfaz e, portanto, não tratamos nossos adversários por nossa própria necessidade e insegurança, mas por nossa própria plenitude com a glória satisfatória de Deus. 

Hebreus 10:34 : “Vocês aceitaram com alegria a pilhagem de sua propriedade [isto é, sem retaliação], visto que vocês sabiam que vocês mesmos possuíam uma propriedade melhor e permanente.” 

O que elimina a compulsão da vingança é nossa profunda confiança de que este mundo não é nosso lar, e que Deus é nossa recompensa totalmente segura e totalmente satisfatória.

Assim, em ambas as razões para amar nosso inimigo, vemos a coisa principal: Deus é mostrado ser quem ele realmente é como um Deus misericordioso e gloriosamente satisfatório. 

A razão última para ser misericordioso é glorificar a Deus – fazê-lo parecer grande aos olhos do homem.

Deus é muito mais do que misericordioso — ele também é justo

Mas aqui está o problema: Deus é mais do que misericordioso. Ele também é justo. O versículo de Romanos 12 :19 deixa isso claro como cristal: 

“Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor”.

Aprenda também a NÃO RETRIBUIR O MAL POR MAL !

Nenhum erro ficará sem punição. A ira de Deus retribuirá todo mal, seja no sofrimento e morte de Cristo para aqueles que se arrependerem e crerem nele, ou no inferno para aqueles que não o fizerem. 

Então, quando devolvemos o bem com o mal, não é apenas porque Deus é misericordioso, mas também porque Deus é justo. Mostramos sua misericórdia e nos submetemos à sua justiça.

A questão é: Deus pretende que sua justiça – seu direito de punir o mal – seja compartilhada pelo homem nesta era? 

Podemos retribuir o mal com dor porque Deus nos chama para compartilhar sua autoridade de maneira limitada na terra e para demonstrar sua justiça, bem como sua misericórdia?

Eu acho que a resposta é sim. A principal razão pela qual acredito nisso é porque a Bíblia mostra que esse é o caso. 

E a razão secundária pela qual acredito é que a maneira como a Bíblia mostra explica como não é uma contradição. 

Então deixe-me dar-lhe cinco ilustrações bíblicas de retribuição humana adequada e então mostrar como elas não são uma contradição do espírito de amar nosso inimigo que encontramos aqui em Romanos 12 .

Conclusão:

Retribuir o mal com mal não é certo nem justificável, seja qual for a situação. Como cristãos, devemos responder ao mal com amor e perdão, seguindo o exemplo de Jesus.

Essa atitude pode ser difícil, mas é a única que pode romper o ciclo de violência e trazer a paz e a reconciliação.

Se você está lutando com sentimentos de vingança e deseja retribuir o mal com mal, pare e reflita sobre as consequências dessa atitude.

Lembre-se de que a verdadeira justiça não é alcançada por meio da vingança pessoal, mas por meio da lei e do Estado.

Pratique a empatia e tente entender a perspectiva do outro, buscando maneiras de resolver conflitos de forma pacífica e construtiva.

Lembre-se de que o amor e o perdão são as únicas respostas duradouras e transformadoras para o mal.

Quer aprender mais com Jesus Cristo ,siga-me………….

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Quer aprender mais com JESUS CRISTO ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade