Junte-se a nós e venha aprender mais com JESUS CRISTO !

Quero saber mais

NÃO RETRIBUA O MAL POR MAL !

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Irmão Borges
em junho 15, 2023

Quer aprender mais com JESUS CRISTO ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Este artigo é um convite para descobrir como podemos superar a tentação de retribuir o mal com mais mal, e encontrar uma maneira melhor de lidar com conflitos. Com histórias emocionantes, exemplos da vida real e mensagens inspiradoras, este artigo apresenta uma nova perspectiva sobre a vingança e como podemos mudar nossas atitudes para sermos mais compassivos e amorosos em nossas interações com os outros. Você descobrirá como o amor e o perdão podem ser poderosas ferramentas para curar feridas e transformar relacionamentos.

NÃO RETRIBUA O MAL POR MAL !

O ditado popular “olho por olho, dente por dente” tem sido usado há séculos para justificar a ideia de que devemos retribuir o mal com o mal.

Introdução:

 No entanto, como cristãos, somos chamados a seguir um caminho diferente.

Em vez de revidar, devemos responder com amor e perdão.

Neste artigo, vamos explorar o tema “não retribua o mal por mal” e como isso pode transformar nossas vidas.

Desenvolvimento:

Quando alguém nos faz mal, a nossa primeira reação pode ser a de nos defendermos e revidarmos.

No entanto, isso apenas perpetua um ciclo de violência e dor.

Como cristãos, somos chamados a romper esse ciclo, não apenas por ser a coisa certa a fazer, mas também porque Jesus nos ensinou que devemos amar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44 ).

Isso não significa que devemos ser passivos ou permitir que outros nos prejudiquem sem fazer nada. Podemos e devemos nos proteger de danos e injustiças.

Mas, em vez de buscar vingança, devemos responder com amor e perdão. Isso pode ser difícil, mas é uma atitude que pode transformar nossas vidas e as vidas daqueles que nos rodeiam.

Ao não retribuir o mal com o mal, estamos demonstrando a força do amor e da compaixão.

Estamos escolhendo um caminho diferente do mundo e mostrando que somos guiados por valores mais elevados.

NÃO RETRIBUA O MAL POR MAL !

Essa escolha também pode abrir portas para a cura e reconciliação em relacionamentos danificados.

“ Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.1 TESSALONICENSES 5:15 “

Nesta passagem bíblica, Paulo ensina  a seus leitores para que façam o bem a todos, em vez de tentar “vingar-se” quando alguém comete um agravo contra eles. 

Paulo era um forte crente na capacidade do Senhor de lidar com a transgressão.

Em Romanos 12:17-21 ele escreve: 

17. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

18. Façam todo o possível para viver em paz com todos.

19. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

20. Ao contrário:
“Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer;
se tiver sede, dê-lhe de beber.
Fazendo isso, você amontoará brasas vivas
sobre a cabeça dele”.

21. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

Em vez de procurar uma chance para retribuir os agressores e ofensores, precisamos procurar oportunidades para perdoá-los e abençoá-los. 

Escrevendo aos cristãos colossenses, Paulo os instruiu a perdoar “… uns aos outros; assim como o Senhor vos perdoou, assim também vós deveis perdoar” (Colossenses 3:13)

Embora cada um de nós tenha ofendido a Jesus, Ele morreu por nós, nos perdoou e nos deu a vida eterna. 

Sempre que estivermos com desejo de nos vingar de alguém, devemos reproduzir sobre a graça e generosidade  que Jesus derramou sobre nós, apesar das ofensas que fazemos contra Ele.

Deve-se observar  que a orientação de Paulo aqui não diz meramente para perdoar irmãos e irmãs em Cristo. 

Todavia  os crentes devam ser pacíficos uns com os outros, este versículo diz especificamente que essa atitude deve se estender “a todos”.

Quando alguém te ofende ou mágoa ou, pior, magoa alguém que você ama, a vingança pode parecer atraente. Afinal a pessoa que provocou a mágoa…

Foi má, foi cruel, falou mal de você, foi insensível, dura, inclemente, foi malvada, foi crítica,mentiu ,malevolente, perversa, maléfica,foi desumana, desalmada, impiedosa, fria, foi odiosa, …..

Ela merece ser castigada, certo? Para que sinta um pouco dessa mesma dor. Ela merece sofrer as decorrências  para que isso não apenas a ajude a aprender, mas que seja tão grave quanto os golpes infligidas.

E, no entanto, porque Deus vê as coisas de maneira diferenciada, tanto Seus padrões quanto suas táticas podem ser impressionantes.  

E é por isso que o apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes em Tessalônica, disse:

“Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.”

1 Tessalonicenses 5:15 “

As palavras de Paulo ecoam como as palavras de Jesus: amar o próximo como a si mesmo; fazer com os outros o que você gostaria que fizessem com você. (Veja: Mateus 22:38-40)

Pode ser que os caminhos de Deus nem sempre sejam fáceis, mas podem sempre ser verdadeiros e transparentes .

Quando optamos pela falta de perdão, a raiva,o rancor,o ódio, a ansiedade ,a crueldade e a amargura provavelmente nascerão raízes. 

Mas quando escolhemos o perdão (apesar de termos que considerar ter novos limites), o amor, a paz,a alegria e a reconciliação podem florescer.

Reflita como você tem agido ou já agiu ,Já fez o mau? Tem sido crítico e egoísta? Falou mal de alguém? Quebrou uma promessa? faltou com a verdade, ignorou ou fez o impensável? Você já decidiu desistir e ir embora?

Em nossas maneiras diversas e únicas, todos nós deixamos uma pessoa na mão. 

Não consideramos as instruções de Deus e, em vez de seguirmos com elas, criamos nossas próprias instruções. Fazemos uma desordem .

Merecemos a ira de Deus, mas, em vez disso, Ele nos ofereceu Seu amor incondicional.

Pela razão do sacrifício final de Jesus, não recebemos o que merecemos. E mesmo durante sua permanência enquanto ele estava pendurado na cruz, dando seus últimos suspiros terrenos, Ele clamou: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo”. (Lucas 23:34)

Jesus pagou nosso mal com extrema misericórdia, deixando-nos livres para vencer o mal com o bem. Devemos aproveitar hoje e neste momento  para honrar Seu sacrifício tratando as pessoas da maneira que Ele nos tratou .

Deus, quando venho a Ti com sinceridade e humildade, Tu nunca usas minhas falhas  contra mim. 

Por causa da morte e ressurreição de Jesus, todas as minhas transgressões  foram pagas.

Não quero nunca reduzir  o Seu dom gracioso, demonstrando ter misericórdia com todos nós ,especialmente com os cristãos. 

Retira qualquer mágoa ou ira do meu coração e mostra-me quando preciso fazer o bem as pessoas . Em nome de Jesus, amém.

Eu te pergunto é É CERTO RETRIBUIR O MAL COM MAL ?

Conclusão:

Não retribuir o mal com o mal é um princípio fundamental do cristianismo.

Isso não significa que devemos aceitar o mal ou permitir que outros nos prejudiquem, mas sim que devemos responder com amor e perdão.

Quando fazemos isso, estamos seguindo o exemplo de Jesus e mostrando ao mundo que o amor é a resposta para todos os problemas.

Que possamos nos comprometer a seguir esse caminho, mesmo quando é difícil, e a amar os nossos inimigos como Jesus nos ensinou.

NÃO RETRIBUA O MAL POR MAL

Se você está lutando para não retribuir o mal com o mal, comece hoje mesmo a praticar o amor e o perdão.

Ore por aqueles que te prejudicaram e busque maneiras de mostrar o amor de Deus através de suas ações.

Lembre-se de que essa é uma jornada contínua e que pode haver momentos em que você falhará.

Mas, com a ajuda de Deus, você pode continuar tentando e se tornar um exemplo de amor e compaixão para aqueles ao seu redor.

Quer aprender mais com Jesus Cristo , venha comigo……..

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Quer aprender mais com JESUS CRISTO ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade